Você sabe o que é podcast?

14 agosto 2009

1- O que é podcast?

O conceito de podcast foi criado pelo ex-VJ da MTV Adam Cury ao desenvolver o primeiro agregador de podcasts em 2004. A idéia é extremamente simples, porém genial: uma pessoa grava um arquivo de áudio sobre um tema qualquer (programa de música, reportagens, entrevistas, etc), coloca na internet e divulga-o usando feeds.

2- Qual a diferença de um podcast com os outros métodos de distribuição de áudio na internet?

Antes do podcast, os 2 principais métodos de se ouvir áudio pela internet eram via streaming (muito usado pelas rádios on line até hoje) ou baixando o arquivo de áudio manualmente. Em ambos os casos você precisa entrar no site, verificar se existe arquivos novos e baixá-los, tudo manualmente. Tentem imaginar o tempo gasto para fazer isso em 100 páginas, todos os dias…

O Podcast simplifica todo esse trabalho. Basta visitar o site uma única vez e, se gostar do conteúdo, adicionar o feed da página ao programa agregador de áudio. Você nunca mais precisará se preocupar em visitar o site novamente só para ver se existem áudios novos. O programa agregador pesquisa sozinho todos os feeds adicionados e baixa automaticamente somente os novos arquivos de áudio.

Além dessas vantagens, depois de baixado, o podcast pode ser ouvido em qualquer lugar, diferentemente do streaming, que necessita conexão com a internet.

3- O que é um “programa agregador de áudio”?

São programas que gerenciam o conteúdo multimídia de seu computador, mas possuem a capacidade de gravar os seus feeds prediletos. O mais utilizado no mundo é o iTunes da Apple, um dos grandes responsáveis pela popularização do podcast no mundo.

4- E o que é esse tal de feed que tanto falam?

Feed ou RSS são pequenos arquivos XML que contém informações para que os programas agregadores consigam identificar novos conteúdos. São muito utilizados por blogs, sites de noticias e podcasts.

Uma analogia simples: se você gosta de uma revista, você pode ir ao jornaleiro todos os dias para checar se a nova edição chegou, ou assinar a revista, fazendo com que ela chegue a sua casa no dia do lançamento.

Os Feeds funcionam de maneira semelhante, permitindo que qualquer um receba as novidades dos sites prediletos sem precisar visitá-los um por um atrás das informações. Não é você que busca a informação. Elas que vêem até você.

5- De onde vem o termo “podcast”?

O termo vem da fusão das palavras iPod (o tocador de MP3 da Apple) e broadcasting (transmissão de rádio ou TV).

6- Como eu posso ouvir os podcasts?

Ao contrário do que o nome pode sugerir, você não precisa de um iPod para ouvir podcasts.Você pode ouvi-los diretamente em seu programa agregador no próprio computador, colocá-los em seu tocador MP3 de qualquer marca e ouvi-los durante o dia ou até mesmo queimar um CD e ouvir os podcasts no carro (os aparelhos de som mais modernos possuem saída USB para conectar pen drives).

Resumindo: você pode ouvir os podcasts em qualquer lugar, como se fossem os tradicionais arquivos de música MP3.

7- Quais os principais assuntos abordados por quem grava os podcasts brasileiros?

Como se trata de uma mídia criada na internet, os assuntos predominantes na “podosfera” são os de tecnologia. Mas já existem diversos podcasts sobre os mais variados assuntos –cinema, humor, direito, ciência, publicidade, turismo, etc.

8- Eu acesso a internet por linha discada. Eu posso baixar os podcasts?

Claro! Os arquivos MP3 dos podcasts podem variar de tamanho de acordo com a qualidade do áudio (mono, stereo, qualidade de AM, FM ou CD) e também de acordo o tempo de duração do áudio. Porém a maioria dos sites disponibiliza feeds para usuários de banda larga (arquivos com qualidade de som melhor) e feeds para usuários de linha discada/mobile (arquivos com menor qualidade de áudio, porém com tamanho bem reduzido). Com isso, um arquivo de 1 hora pode passar de 30MB para 5MB, tornando o podcast acessível para qualquer tamanho de banda.

9- Eu posso gravar um podcast?

Claro. Para fazer isso basta um computador, um programa editor/gravador de áudio e um microfone. Existem diversos tutoriais na internet que mostram onde baixar um programa de gravação, dicas de como gravar e editar e, por fim, mostrando sites para hospedar seu MP3. Se você está interessado em gravar um podcast, pode começar lendo o tutorial do site PodcastOne - http://www.podcast1.com.br/i_seu_podcast.php

10 – Onde posso baixar os programas agregadores de feeds de áudio? E quais são os podcasts brasileiros?

Existem centenas de ótimos podcasts em língua portuguesa, tanto que se eu fosse escrever aqui precisaríamos de uma revista inteira só para isso, mas para conhecer algumas indicações minhas e também os principais programas agregadores de áudio, visite o site http://www.feed-se.com.br/podcasts.


Podcasts Recomendados pelo Siriloko

Via Podpods

Coloquem seus podcasts favoritos nos comentários.





3 comentários:

Fernando Lima disse...

Olá!

Seu post foi destacado na home do BlogBlogs :)

Acesse http://blogblogs.com.br

Abraços
Fernando Lima
BlogBlogs

Anônimo disse...

Legal seu post man!! Mas na verrrrdade, o termo podcast se refere ao conteudo que pode ser baixado via iTunes e visto nos iPods.. e só. Daí qu e veio o termo. Não da pra visualizar fora do iTunes/iPod. Aí, acharam legal o conceito e expandiram para player via RSS e por navegadores. Ai o termo ganhou significado mais amplo do inicial; nao tem mais plataforma definida. Ainda bem, porque é uma forma muito legal de acessar conteudo.

Antonio Francisco disse...

Muito esclarecedor sua postagem. Até então eu não sabia muito bem o diferencial de um podcast.

Related Posts with Thumbnails

Siga-me no Twitter Receba atualizações por RSS

Curta o Siriloko no Facebook



Seguidores

Arquivos

Parceiros

Visite! Visite!

Outros Parceiros

Parceiros

Acidez Mental Curto e Grosso.Net Dumancha.Com

Banner


Marcadores

vídeos (280) gatas (103) mulheres (96) gostosas (65) futebol (23) playboy (14) Twitter (12) geek (11) google (11) sexo (11) curiosidades (8) videos (7) sexy (6) webcam (5) windows (5) celulares (4) youtube (3) Brasileirinhas (2) firefox (2) wallpaper (2) MacBook (1) Vanessa Hudgens (1) software (1) tecnologia (1)