Dicas para escolher um bom vinho.

04 agosto 2009

Dicas para escolher um bom vinho
Esqueça que os vinhos mais velhos são os melhores, isso nem sempre é verdadeiro. É válido por um limite de tempo e só para vinhos sofisticados. Evite comprar vinhos com mais de quatro anos, principalmente os brancos.

Examine a garrafa, o nível do líquido e as condições da rolha.
Se sob a luz amarelão vinho branco estiver muito amarelado, e o tinto muito acastanhado, revela oxidação (características alteradas pelo contato do líquido com o ar) dos líquidos.

Guarde a garrafa em lugar escuro, arejado e de temperatura estável, ou uma adega. Ponha a garrafa deitada para evitar o ressecamento da rolha.

Guardar os brancos na parte inferior e os tintos na parte superior, posto que resistem melhor as temperaturas mais altas.

Compre apenas uma garrafa do vinho que ainda não conhece, se aprová-lo, compre mais.

Para reduzir a chance de comprar vinho oxidado, escolha locais com boa rotatividade de estoque. Prefira o setor de bebidas de grandes supermercados, lojas especializadas ou importadoras, mas para preços mais acessíveis e qualidade garantida, procure as vinículas.

Não se impressione com preços e rótulos: para os brasileiros atente para a palavra reserva, os franceses têm a sigla AOC (appellation d origine controlée), nos italianos DOC / DOCG (denominazione di origine controllata / e garantita). Não compre vinhos de mesa franceses, pois são ruins.

Harmonize a bebida com a comida: pratos delicados pedem vinhos leves / frutados, molhos elaborados, vinhos mais encorpados. Comidas agridoces, vinhos menos secos, frutos do mar, espumantes secos.

Nos contra-rótulos das garrafas há sugestão de pratos e características dos vinhos.

Alguns pares: comida italiana com vinhos Chianti, parrillada argentina para tinto Malbec, queijos salgados (roquefort, gorgonzola) para vinhos doces tipo Late Harvest, Ementhal com Sauvingnon blanc, para os portugueses, bacalhau.

Via: Dica.info





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Siga-me no Twitter Receba atualizações por RSS

Curta o Siriloko no Facebook



Seguidores

Arquivos

Parceiros

Visite! Visite!

Outros Parceiros

Parceiros

Acidez Mental Curto e Grosso.Net Dumancha.Com

Banner


Marcadores

vídeos (280) gatas (103) mulheres (96) gostosas (65) futebol (23) playboy (14) Twitter (12) geek (11) google (11) sexo (11) curiosidades (8) videos (7) sexy (6) webcam (5) windows (5) celulares (4) youtube (3) Brasileirinhas (2) firefox (2) wallpaper (2) MacBook (1) Vanessa Hudgens (1) software (1) tecnologia (1)