Como jogar taco (bete).

03 agosto 2009

Como jogar taco (bete).

Amargo é o destino daquele que nunca experimentou a sensação maravilhosa de jogar taco – ou bete, como é conhecido o jogo nos estados do sul do País.

Uns dizem que foi criado por jangadeiros brasileiros no século 19. Outros sugerem que “bete” derivou da palavra inglesa “bet”, cujo significado é aposta, termo muito utilizado nas partidas de críquete, na Inglaterra.

Há ainda uma terceira hipótese que diz que o taco deriva do beisebol – embora os adeptos do esporte afirmem o contrário, que foi o beisebol que derivou do taco.

Taco ou bete, o fato é que o jogo extremamente popular no Brasil. É, inclusive, objeto de uma expressão muito comum no Paraná, “largar os betes”, que significa desistir de algo.

E para organizar uma partida, você vai precisar de:

Como jogar taco (bete).

O objetivo do bete é trocar de base cruzando os tacos no meio do campo, o que equivale a 1 ponto. Ganha quem acumular 12 pontos primeiro.

Fica claro, portanto, que iniciar o jogo com a posse do taco é uma grande vantagem. A outra dupla, da bolinha, tem de primeiro conquistar o taco - derrubando a casinha ou “queimando” o adversário - para somente depois buscar o acúmulo de pontos.

­

Quem começa com o taco?

A disputa para saber qual a dupla que vai começar com o taco é um verdadeiro ritual. Um integrante de cada dupla arremessa um taco para frente, com o objetivo de aproximá-lo ao máximo de um determinado ponto – a guia de uma rua, por exemplo.

Vence a disputa a dupla do taco que chegar mais próximo do ponto escolhido. Mas se o bastão tocar ou ultrapassar o ponto, a dupla perde a disputa.

O campo de taco pode ser improvisado em qualquer terreno plano – um gramado qualquer, na praia com areia batida ou mesmo nas ruas sobre o asfalto. Tem aproximadamente 15 metros de comprimento, sendo que as casinhas ficam posicionadas nas extremidades. No entorno das casinhas desenha-se um círculo, configurando as “bases”.

O jogo vai começar

Os jogadores ocupam seus respectivos lugares em campo – o jogo vai começar. Os integrantes da dupla do taco se posicionam ao lado das casinhas, tomando o cuidado de manter a ponta do bastão dentro da base – caso contrário, podem ser “queimados”. Seu objetivo, além de defender a casinha, é rebater a bola para longe e correr para trocar de base cruzando os tacos no meio do campo.

Os integrantes da dupla da bolinha, por sua vez, se posicionam logo atrás das bases. Um deles irá iniciar o jogo, lançando a bolinha contra a casinha do lado oposto do campo – o objetivo é derrubá-la e, com isso, obter a posse do taco.

Ou seja, à medida em que a casinha é derrubada ou um jogador é queimado, os papéis das duplas são trocados.

A bolinha é lançada. O que pode ocorrer?

  1. A bolinha é rebatida para frente: A dupla corre para trocar de base cruzando os tacos no meio de campo, antes que os adversários recuperem a bolinha e se aproximem novamente das bases;

  2. A bolinha é rebatida, mas não ultrapassa a linha da base oposta: o lançador tem o direito de arremessar novamente a bolinha, desta vez do lugar onde a mesma estacionou;

  3. A bolinha raspa no taco do rebatedor, correndo para trás da base: “1 para trás”. Ao acumular “3 para trás” a dupla perde a posse do taco;

  4. A bolinha é rebatida, mas é pega no ar pelo lançador: a dupla perde automaticamente a posse do taco;

  5. A bolinha derruba a casinha: a dupla perde automaticamente a posse do taco;

  6. A bolinha toca o rebatedor que está com o taco fora da base: a dupla perde automaticamente a posse do taco;

  7. A bolinha passa direto pela casinha e pelo rebatedor: o lançador do lado oposto pega a bolinha e se prepara para o arremesso contra a outra casinha.

Quem quiser jogar deve estar ciente de que taco é um jogo de malandragem, onde quem vacila sai perdendo. Aí vão, portanto, algumas dicas:

  1. Cuidado para não ser “queimado”
    Queimar o adversário consiste em atingir o oponente com a bolinha (tocando-o ou lançando-a contra o mesmo), quando este se encontra fora da base.

    Isto ocorre, na maioria das vezes, quando a bolinha não é rebatida longe o suficiente para permitir que os jogadores cheguem novamente às bases após o cruzamento dos tacos no meio do campo.

  2. Taco - aprecie com moderação
    O taco exige um alto grau de responsabilidade por parte de seu posseiro, ele deve ser utilizado apenas nos momentos certos (para rebater a bolinha, converter pontos e defender a casinha). Afora estas situações, o taco deve permanecer imóvel, tocando o chão da bases.

    Isto porque a casinha pode ser derrubada a qualquer momento do jogo, caso o taco não esteja protegido na base. Se a bolinha está nas mãos do adversário (ainda não foi lançada) e o taco é suspenso, ela certamente será derrubada.

  3. Desconfie de gentilezas gratuitas
    Não pense que seu adversário, que foi queimado ou cuja casinha foi derrubada, resolveu ser cortês e lhe ceder gentilmente o taco: trata-se de uma farsa, um teatro.

    Há uma regra que estabelece que deve-se pedir licença para pegar o taco. Em outras palavras, perde-se o direito de posse do taco se o mesmo é pego sem o devido pedido de licença. Portanto, fique atento e nunca aceite gentilezas dos adversários.

    E se os ânimos estão acirrados e sequer há clima para um humilde "pedido de licença", no entanto, peça aos adversários que deixem os tacos no chão - só após isto você poderá pegar o taco.

Agora é com você. E que vença o melhor.

Via HowStuffWorks





7 comentários:

alex disse...

esse jogo é sensacional! e olha q minha rua é uma ladeira hein! tá todo mundo sagaz já na corrida!

Torrone disse...

joguei demais isso!

bons tempos...

Anônimo disse...

Aqui falamos marreta

Corneta Azul disse...

Em Minas, falamos Bente Altas.

Não me pergunte o porque! uahuahauhauhauha

Anônimo disse...

Nao seria "Bat" ??? igual baseball-bat = taco ???
rs
[]s

Thiago disse...

jogo fantástico! e chamamos de "bets" porem jogamos de um jeito diferente aqui em americana, interior de sp:

A bolinha raspa no taco do rebatedor, correndo para trás da base: isso se chama "repicar" e, qdo ocorre, a posse do taco passa pra outra dupla.

A bolinha é rebatida, mas é pega no ar pelo lançador: a dupla que está com o taco perde a partida.

A bolinha toca o rebatedor que está com o taco fora da base: a dupla perde automaticamente a posse do taco;

essas são as principais diferenças... mas a diversão, aposto que é a mesma!

Unknown disse...

eu jogo todos os dias

Related Posts with Thumbnails

Siga-me no Twitter Receba atualizações por RSS

Curta o Siriloko no Facebook



Seguidores

Arquivos

Parceiros

Visite! Visite!

Outros Parceiros

Parceiros

Acidez Mental Curto e Grosso.Net Dumancha.Com

Banner


Marcadores

vídeos (280) gatas (103) mulheres (96) gostosas (65) futebol (23) playboy (14) Twitter (12) geek (11) google (11) sexo (11) curiosidades (8) videos (7) sexy (6) webcam (5) windows (5) celulares (4) youtube (3) Brasileirinhas (2) firefox (2) wallpaper (2) MacBook (1) Vanessa Hudgens (1) software (1) tecnologia (1)