09 janeiro 2007
Uma empresa dos Estados Unidos, especializada na criação de figuras de personagens populares, resolveu faturar uma moeda em cima do enforcamento de Saddam Russein, fabricando e comercializando um macabro boneco do ex-ditador do Iraque, com a corda no pescoço.
Saddam “Pendurado em uma Corda” é a última figura de ação criada pela Herobuilders (algo como “Fábrica de heróis”, em português), uma pequena empresa de Connecticut que há quatro anos elabora figuras de plástico e articuladas de personagens populares da vida política e social. O presidente da empresa declarou que decidiram lançar o novo boneco porque “Saddam foi a pessoa do ano”. “Temos outros três modelos em diferentes momentos de sua carreira, portanto achamos que seria genial fazer a última figura de ação de sua vida”, explicou.Saddam não foi o único da família Hussein reproduzido pela empresa americana. Seu filho Uday, abatido pelas tropas dos EUA, já conta com duas figuras na coleção, uma prévia a sua morte, e a outra, ensangüentado, tal e qual foi fotografado seu cadáver. Junto ao boneco de Saddam, a companhia lançou no mesmo dia as réplicas do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
A coleção de figuras políticas nasceu pouco depois dos atentados do 11 de setembro em uma pequena fábrica de Danbury (Connecticut) com uma réplica do presidente George W. Bush. Desde então a companhia elabora de maneira artesanal cerca de trinta personagens entre os que destacam o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, a senadora Hillary Clinton, e líderes internacionais como Vladimir Putin e Tony Blair.
Fonte: G1


























Nenhum comentário:
Postar um comentário